top of page

Programa dos Rins

  • Foto do escritor: INSTITUTO BEMDATERRA
    INSTITUTO BEMDATERRA
  • 17 de jun. de 2018
  • 6 min de leitura

Os rins eliminam as toxinas que foram dissolvidas e liberadas pelo fígado. Se sobrecarregados com toxinas, ficam lentos e perdem energia. As qualidades ligadas ao bom funcionamento dos rins são a delicadeza, a calma e a brandura. Outras qualidades são o destemor, a persistência e o poder de alerta sensorial. A principal emoção negativa ligada ao rim é o medo. O medo pode afetar os rins e seu órgão complementar, a bexiga, razão pela qual muitas pessoas perdem o controle da bexiga em momentos de terror e perigo e, literalmente, urinam nas calças. Outras emoções negativas que prejudicam os rins são a instabilidade emocional, a mesquinharia, a dispersão e a estagnação. Os rins afetam a massa cerebral, influenciam o grau de inteligência, criatividade e astúcia. Eles determinam a força dos cabelos, dentes e ossos, medula óssea e acuidade auditiva. Queda de cabelos também pode ser um sinal de que os rins estão com problemas. Quando a energia dos rins flui com abundância, o corpo é equilibrado, belo e forte. O primeiro sintoma de que a energia dos rins está se tornando deficiente é a sensação de fadiga e cansaço, que nem mesmo a melhor alimentação é capaz de sanar. De todos os órgãos do corpo, os primeiro a se obstruir são os rins, porém são também os mais fáceis de serem desobstruídos. Os rins precisam estar desobstruídos para que a energia vital possa fluir com abundância pelo sistema. Em uma pessoa que vive o estilo de vida considerado comum, os rins normalmente estão sobrecarregados com resíduos de água impura (água de poço, água de filtro de má qualidade, líquidos artificiais), excesso de proteína, cristais de oxalato e outros.


Os centros de filtragem do sangue

Os dois rins são parte tanto do sistema urinário quanto do sistema endócrino. Eles são dois dos mais importantes órgãos do sistema, com a função primária de filtrar o sangue, regular o sistema urinário e produzir hormônios. A produção da urina é o resultado do processo através do qual os rins removem poluentes e químicos da corrente sanguínea e para fora do corpo. Como um centro de remoção de agentes químicos potencialmente nocivos, cada rim contém 1.2 milhões de unidades de filtragem. Cada uma dela é chamada de néfron, a unidade funcional do rim. No processo de filtragem, o sangue contendo impurezas diversas passa pelo néfron, que retira estas impurezas e as dirige para serem eliminadas pela urina. O sangue purificado é então devolvido ao sistema circulatório. Surpreendentemente, os rins são capazes de filtrar até 500 litros de sangue por dia. Diversos sais cristalizados (oxalato e fosfato de cálcio), restos metabólicos, ácido úrico e poluentes diversos se acumulam e cristalizam nas superfícies internas dos rins, aglomerando-se a outras particulas. Eventualmente, estes cristais vão ganhando corpo, crescendo até se transformarem nas temíveis pedras. Estas pedras, ou cálculos renais, interrompem a circulação do sangue pelos néfrons, diminuindo a eficiência dos rins em muitos sentidos. Elas atuam como tampões para os filamentos de circulação, obstruindo a circulação do sangue. Cada néfron obstruído reduz a eficiência do organismo de filtrar as toxinas do próprio sistema. Os primeiros sinais de ineficiência dos rins se traduzem em cansaço, fadiga, lentidão do pensamento, aumento de pressão, olheiras e dor na parte inferior das costas (lombar). Outros sintomas, porém, podem surgir conforme o problema vai aumentando: mãos e pés frios e úmidos, sudorese noturna, retenção de líquido, edemas, dores nos joelhos, urina noturna, náuseas, boca seca, cistites, infecções constantes, artrite e esclerose. Estas pedrinhas também podem se formar na uretra e na bexiga. Os sais que formam estas pedras são compostos de combinações de minerais e outros químicos, a maioria dos quais são derivados da ingestão de alimentos impróprios.

Abaixo algumas fotos de pedras cristalizadas extraídas dos rins.


Desobstruindo os Rins

Ainda que possam ser diversos e severamente desconfortáveis os sintomas de desequilíbrio causados pela obstrução dos rins, sua solução é muito simples: Aumentar a quantidade e a freqüência da ingestão de líquidos para que estes possam varrer o conteúdo estagnado dos rins e, ao mesmo tempo, fazer uso diário de chás especificamente elaborados para dissolver os cristais de sal. Durante a limpeza dos rins, você deve fazer uso de uma dieta leve, com pouco sal e apenas de boa qualidade (elimine o sal refinado). Evite alimentos muito pesados, excesso de amido e muitas misturas de alimentos em uma refeição. Evite o café e os refrigerantes, assim como o chocolate industrializado. De preferência evite todo o tipo de comida industrializada, preferindo os alimentos naturais, integrais, minimamente processados. Prefira alimentos de digestão leve para ajudar em seu processo de desintoxicação. As melhores opções de líquidos para a saúde dos rins são: água mineral, água de coco, suco de pepino, suco de salsinha, suco de melão, suco de melancia (batido com a semente e a entrecasca branca), suco de limão, suco de lima e suco de laranja. Beba à vontade, mas evite misturar qualquer líquido com as refeições.

É necessário bastante líquido para “lavar” o interior de seu corpo. Saiba que é preciso durante esta etapa produzir aproximadamente quatro litros de urina por dia. Ou seja, é preciso beber uma grande quantidade de líquidos. É importante variar a qualidade dos líquidos e não abusar daqueles que são muito adocicados, como os sucos de fruta, alternando-os com os de sabor mais neutro (como os sucos de pepino com salsinha). Desta forma você evita despejar açúcar excessivo em sua corrente sanguínea. Todos os sucos devem ser frescos, nada de sucos industrializados.

Além dos sucos, você deve tomar cerca de um litro e meio de chá para ajudar na diurese e dissolver os cristais. Este chá pode ser feito com a combinação das seguintes ervas secas, misturadas em partes iguais 4 dessas ervas diuréticas:• Quebra Pedra

• Uva Ursi • Folhas de Abacate• Cabelo de Milho • Cavalinha • Chapéu de Prata


Não é difícil encontrar estas ervas medicinais em lojas especializadas. O chá pode ser preparado com alguma das ervas faltando, desde que não seja a principal é a quebra-pedra, erva que muitos consideram um folclórico instrumento de curandeirismo popular, mas que é reconhecida internacionalmente (e em diversas culturas ancestrais) como uma das mais poderosas plantas medicinais existentes, com inúmeras aplicações. Seu efeito conjugado com as outras plantas age desmanchando as cristalizações e facilitando a excreção dos elementos pela urina.

Aqueça um litro e meio de água até quase alcançar fervura. Despeje quatro colheres das de sopa da mistura destas ervas, em partes iguais. Abaixe o fogo ao mínimo, deixando borbulhar suavemente por cinco minutos. Desligue o fogo e deixe repousar por mais dez minutos. Está pronto o chá, que pode ser guardado em geladeira ou em local fresco para ser consumido ao longo do dia, 200 ml a cada uma hora e meia. Seu sabor não é desagradável, portanto procure tomá-lo sem o acréscimo de adoçantes. Pode ser tomado quente ou frio, e, para facilitar, pode ser preparado na noite anterior e tomado ao longo do dia.

Como opção, acrescente algumas fatias finas de gengibre para aumentar ainda mais o efeito das ervas e acrescentar um toque de sabor ao chá.

A proposta é tomar este chá diariamente durante um período de entre uma semana.


Mais Dicas

A hidratação é um dos mais importantes aspectos da saúde, em todos os níveis. Começar o dia com um copo de água pura deveria ser uma prática comum a todos os seres humanos. A melhor coisa que você pode fazer pelos seus rins é assegurar uma ingestão suficiente de água pura. Evite água de bebedouros ou de filtros comuns, pois estes são incapazes de remover toda a enorme gama de poluentes químicos que o sistema municipal de tratamento de água. Melhor mesmo é não utilizar água filtrada nem mesmo para cozinhar, a menos que você

disponha de um sistema de filtragem realmente avançado. Água mineral pura, de confiança (se tiver gosto de plástico, não beba) ou, ainda melhor, água de coco (a verdadeira, não a que vem dentro de uma caixinha) são de longe as melhores opções, mas sucos frescos de vegetais (especialmente pepino, salsão e salsinha) e determinadas frutas (melancia, melão, laranja, limão, grapefruit e lima) também são excelentes escolhas.

A necessidade diária de líquidos varia de acordo com a estação, idade, atividade física e ambiente, mas uma boa forma de perceber se a ingestão de líquidos está sendo suficiente é através da observação da urina. Se esta estiver escura, é sinal de que o corpo precisa de mais água. O ideal é que a urina esteja clara, quase transparente. Água demais também não é bom. Estima-se que três litros de líquidos por dia é uma margem segura. Existem algumas substâncias em particular que sobrecarregam significativamente o funcionamento do fígado. O excesso de proteínas, por exemplo, causa um excesso de acidez e cetonas no sangue, que precisam ser eliminados pelos rins. Evite o excesso de proteínas.

Oxalato de cálcio também é uma das principais substâncias que se depositam nos rins e formam pedras. Você a encontra em quantidade no chá preto, no espinafre cozido, no gergelim tostado e em diversas outras fontes. Entretanto, uma dieta rica em magnésio e em vitamina B6 previne que o oxalato se cristalize. Ainda assim, é sábio trocar o chá preto por chá feito a partir de ervas medicinais. Fosfato demais também irá causar depósitos de cristal nos rins. Você encontra níveis altos de fosfato em carnes, bebidas carbonatadas (gaseificadas) e cacau. Se você ainda não o fez, a sugestão é que você não demore a eliminar os refrigerantes de sua dieta. Uma dieta rica em ácidos e fosfatos e pobre em cálcio biodisponível e outros saisalcalinizantes é um dos principais fatores que dão origem às pedras calcificadas. Se estas se acumulam nos rins, a função destes perde eficiência. É importante se livrar delas.


Paulo Cesar Ruchinski


✿ ° Sejamos o reflexo do nosso coração e que ele seja plenamente abençoado por Deus ! ✿

 
 
 

Comments


Leve nossos Cursos para a sua Cidade/País - Entre em Contato

FIQUE ATUALIZADO MANDE UM NAMASTÊ

Somos como o Deus Ganesha, temos mais ouvido do que

boca e estamos aqui para lhe escutar

Ao clicar no botão, será  inscrito em nossas campanhas de marketing.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

CONTATO

alessandra.institutobemdaterra@gmail.com

pauloruchinski@icloud.com

Telemóvel/WhatsApp:

+55 41 99209 1221 ou +55 41 99199 1221

Entre em Contato
por ligação ou WhatsApp
ligue-gratis.png
whatsapp.png

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page