top of page

Medicina Ayurveda

Ao contrário de todos os outros ramos da medicina, Ayurveda observa um paciente em sua totalidade - em níveis físicos, mentais e espirituais - durante o tratamento de doenças. Está bem estabelecido pela ciência moderna para além de qualquer dúvida de que a mente tem uma influência muito forte em seu corpo. Com este conhecimento redescoberto, Ayurveda está emergindo rapidamente como uma alternativa holística para todos os outros sistemas de medicina. Com seu enorme conhecimento sobre a mente humana, corpo e espírito, Ayurveda oferece tratamento para quase todas as doenças conhecidas.

Há oito ramos (Ashtangas) em Ayurveda. Eles são:

KAYACHIKITSA

Este ramo lida com os medicamentos internos.

BALACHIKITSA

Este ramo lida com os tratamentos para as doenças em crianças.

GRAHACHIKITSA

Este ramo trata do tratamento das doenças causadas por espíritos malignos e problemas psicológicos.

SHALYACHIKITSA

Este ramo lida com a cirurgia no ayurveda.

URDWANGACHIKITSA

Este ramo lida com os tratamentos para as doenças acima da cabeça e pescoço.

DAMSHTRACHIKITSA

Este ramo lida com a toxicologia.

JARACHIKITSA

Este ramo lida com a Geriatria.

VRISHA CHIKITSA

Este ramo lida com os medicamentos afrodisíacos.

Qual é a filosofia da medicina ayurvédica?

Na Ayurveda, saúde perfeita é definida como "um equilíbrio entre corpo, mente, espírito e bem-estar social". De fato, os conceitos gêmeos de equilíbrio e conexão ecoam através dos textos, pensamentos e práticas ayurvédicos.

Como todos os sistemas de saúde holísticos, o Ayurveda enfatiza as conexões inabaláveis entre o corpo, a mente e o espírito. No entanto, a conectividade do Ayurveda se estende muito além do indivíduo, alcançando o universal.

Princípios básicos incluem:

1        Todas as coisas no universo, tanto vivas como não-vivas, estão unidas. Na verdade, tudo no universo é na verdade feito dos mesmos cinco elementos naturais: espaço, ar, fogo, água e terra.

2        Existe uma conexão profunda entre o eu e o meio ambiente.

3        Estamos todos inicialmente conectados dentro de nós mesmos, às pessoas que nos rodeiam, ao nosso ambiente imediato e ao universo. Esta conectividade equilibrada garante boa saúde.

4        Continuamos saudáveis se mantivermos o equilíbrio , interagindo com o meio ambiente de maneira eficaz e saudável.

5        No entanto, nosso equilíbrio inicial é frequentemente interrompido por nossos estilos de vida. Escolhas sobre dieta, exercício, profissão e todos os relacionamentos têm o potencial de criar desequilíbrios físicos, emocionais ou espirituais.

6        Esse desequilíbrio causa falta de harmonia e nos torna mais suscetíveis a doenças.

7        Os seres humanos são responsáveis por suas escolhas e ações. Podemos alcançar e manter uma boa saúde se fizermos escolhas equilibradas que promovam conectividade e harmonia.

    

Quais são os conceitos ayurvédicos de prakruti e doshas?

A filosofia ayurvédica sustenta que as pessoas nascem com uma constituição específica, que é chamada de prakruti . O prakruti, estabelecido na concepção, é visto como uma combinação única de características físicas e psicológicas que afetam a maneira como cada pessoa funciona.

Ao longo da vida, a prakruti subjacente de um indivíduo permanece o mesmo. No entanto, a prakruti é constantemente influenciada por vários fatores internos, externos e ambientais, como dia e noite, mudanças sazonais, dieta, estilo de vida e muito mais. A Ayurveda dá grande ênfase à prevenção de doenças e recomenda a manutenção da saúde através de regimes diários e sazonais que criam equilíbrio.

 

O Ayurveda ensina que três qualidades, chamadas doshas , formam características importantes da prakruti, ou constituição. Esses doshas são chamados de vata , pitta e kapha , e todos têm um impacto específico nas funções corporais.

Os adeptos da medicina ayurveda acreditam que cada pessoa tem um equilíbrio individualizado e "personalizado" dos três doshas. Doshas individuais estão constantemente "em fluxo" e são influenciados por comer, se exercitar e se relacionar com os outros.

Os adeptos ayurvédicos acreditam que o desequilíbrio do dosha produz sintomas relacionados a esse dosha e são diferentes dos sintomas de outro desequilíbrio do dosha. (Por exemplo, se a pessoa agressiva e "quente" pitta-proeminente agrava pitta, ela pode desenvolver uma erupção espinhosa ou um estômago ácido.) Muitos fatores podem causar desequilíbrio, incluindo uma dieta pobre, muito ou pouco esforço físico ou mental, produtos químicos ou germes.

        

Mais sobre doshas

Cada dosha compreende dois dos cinco elementos básicos, cada um com qualidades específicas. Esses elementos são:

    •    Espaço (associado à expansividade)

    •    Ar (associado a gases, mobilidade e falta de forma)

    •    Fogo (associado à transformação, calor e fogo)

    •    Água (associada à liquidez e instabilidade)

    •    Terra (associada à solidez e estabilidade)

Além disso, cada dosha é associado a uma "constituição" ou forma física específica, e está ligado a certos traços de personalidade. O Ayurveda também liga cada dosha a determinados tipos de problemas de saúde.

É importante notar que apenas um praticante ayurvédico treinado pode determinar com exatidão o prakruti e o dosha de uma pessoa. Essa classificação é baseada em um exame minucioso, que inclui observar as características faciais, a construção do corpo, a maneira de caminhar, os padrões de fala, o pulso e muito mais. 

 

Pitta é um termo que se origina da palavra sânscrita pinj , que significa "brilhar". Este dosha, que é composto do elemento fogo, regula a função digestiva, química e metabólica e está associado ao calor e à oleosidade. Sua sede principal é o intestino delgado, e acredita-se que o dosha acrescente brilho aos olhos, cabelos e pele. Em um sentido mais figurado, o pitta também governa nossa capacidade de "digerir" não apenas os alimentos, mas também os conceitos e informações, que usamos para perceber nosso mundo.

 

Vata é um termo derivado da palavra sânscrita vayuu , que significa "aquilo que se move". Ele é composto dos elementos espaço e ar e às vezes é considerado o dosha mais influente, porque é a força motriz por trás tanto do pitta quanto do kapha. De sua sede principal no cólon, acredita-se que vata promove um equilíbrio saudável entre pensamento e emoção e estimula a criatividade, a atividade e a compreensão clara.

 

Kapha é um termo que deriva da palavra sânscrita " shlish ", que significa "aquilo que mantém as coisas juntas". Do seu assento principal no estômago, este dosha se relaciona com a mucosa, lubrificação e transporte de nutrientes para o sistema arterial. Kapha também governa a imunidade; A Ayurveda ensina que sua energia promove os processos contínuos de auto-reparação e cura. Composto pelos elementos da água e da terra, acredita-se que o kapha ofereça resistência e força física e psicológica e estabilidade, além de promover emoções positivas como amor, compaixão, empatia, compreensão, perdão, lealdade e paciência.

Medicina preventiva

Esta abordagem procura criar e manter a saúde e longevidade dentro do indivíduo. Ele enfatiza a definição dos prakturi (ou constituição) de cada pessoa e a criação de regimes diários e periódicos para apoiar esse prakturi e mantê-lo em equilíbrio.

Essas rotinas de saúde se concentram em tudo, desde dieta e exercícios a terapias à base de plantas, massagem , meditação e comportamento social e relacionamentos positivos.

Medicina curativa

Esses tratamentos buscam curar uma doença, o que pode ser alcançado por uma ou mais das seguintes abordagens:

  • Medidas internas, incluindo shodhana (desintoxicação) e shamana (métodos usados ​​para melhorar a qualidade de vida através de cuidados paliativos).

  • Medidas externas, incluindo snehana (tratamentos com óleo), svedana (terapia a vapor com vapor de ervas) e uso de pastas de ervas.

  • Métodos cirúrgicos, incluindo remoção de tecidos, órgãos e crescimentos prejudiciais

  • Terapias mentais e espirituais, chamadas daivya chikitsa

  • Medidas de ervas, incluindo rasa shashtra (o uso de várias formulações de ervas e metais residuais)

ayuurveda.png

Leve nossos Cursos para a sua Cidade/País - Entre em Contato

FIQUE ATUALIZADO MANDE UM NAMASTÊ

Somos como o Deus Ganesha, temos mais ouvido do que

boca e estamos aqui para lhe escutar

Ao clicar no botão, será  inscrito em nossas campanhas de marketing.

Seus detalhes foram enviados com sucesso!

CONTATO

alessandra.institutobemdaterra@gmail.com

pauloruchinski@icloud.com

Telemóvel/WhatsApp:

+55 41 99209 1221 ou +55 41 99199 1221

Entre em Contato
por ligação ou WhatsApp
ligue-gratis.png
whatsapp.png

Siga-nos

  • Facebook Social Icon
  • Twitter Social Icon
  • Google+ Social Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Pinterest Social Icon
  • Instagram Social Icon
bottom of page