
Casas Astrológicas

Por Paulo Cesar Ruchinski
Os horóscopos védicos podem ajudá-lo a tornar nosso curso de vida alinhado com as forças universalmente, que têm influência sobre você. É usado para ajudá-lo a viver uma vida mais consciente, feliz e pacífica.
A maioria dos horóscopos védicos é feita por astrólogos védicos profissionais e respeitados. Na Índia, homens religiosos, médicos e muitas outras pessoas nas áreas sociais confiam e usam a Astrologia Védica em suas vidas cotidianas para ajudá-los a tomar decisões importantes, como iniciar ou possuir um novo negócio, próximas núpcias, viagens e relacionamento, problemas e muitas outras coisas, isso lhe dá a devida orientação necessária para enfrentar essas tarefas.
Os horóscopos védicos trazem clareza a todos os caminhos de sua vida, para revelar a você questões que podem ter significados mais profundos e ajudar a lidar com as oportunidades e muitos desafios que você enfrentará em sua vida.
Os horóscopos védicos ajudam você a evitar qualquer problema antes do tempo. Cartas na Astrologia Védica são chamadas de Janma Kundali; eles representam o seu ponto de partida em sua vida e quais são suas vantagens e desvantagens ao longo desta vida.
Tipos e classificação de casas
As 12 casas ou Bhavas são classificadas em vários grupos:
• As casas do Dharma
As casas 1, 5 e 9 são as casas do Dharma.
Essas casas estão relacionadas com o senso de dever, missão na vida, o modo como a alma progride na evolução espiritual, a filosofia da vida, religião, espiritualidade, tipo de adoração, mestres espirituais e aprendizado, honestidade e valores morais.
Essas são consideradas as casas mais auspiciosas, já que seguir o dharma ou dever traz "boa sorte" devido ao bom carma.
Estas casas mostram o bom karma do passado e como isso afeta a vida presente.
Os planetas colocados nessas casas, assim como as casas que governam, tendem a prosperar e favorecer o nativo e também indicam a maneira como a pessoa progride espiritualmente na vida e cria um bom karma para o futuro.
• As casas Artha
Casas 2, 6 e 10 são as casas Artha.
Artha se relaciona com o apoio material e físico da vida.
Eles se relacionam com a prosperidade, riqueza, trabalho, sucesso material e reconhecimento.
A segunda casa se relaciona principalmente com riqueza em geral, riqueza familiar ou riqueza que vem sem esforço.
A 6ª casa representa a capacidade de fazer um esforço e trabalhar duro para conseguir o que você precisa, e os possíveis obstáculos na vida e capacidade de superá-los.
A 10ª casa representa o sucesso na carreira, status ou posição na sociedade, nome e fama.
• As Casas Kama
As casas 3, 7 e 11 são as casas Kama, relacionadas aos desejos e a possibilidade de cumpri-las.
A terceira casa se relaciona principalmente com ambições e motivações pessoais.
A 7ª casa representa principalmente o desejo sexual e a atração pelo sexo oposto e o desejo de ter relacionamentos e parcerias estreitos e comprometidos.
A 11ª casa se relaciona mais com o desejo de dinheiro, ganho e posse dos objetos desejados. Também se relaciona com o desejo de desfrutar de amizade e relacionamentos sociais.
• As casas Moksha
Casas 4, 8 e 12 são as casas Moksha
Essas casas se relacionam com a libertação do cativeiro material e da criação de carma e apego.
Moksha é o objetivo mais alto da vida, o retorno à fonte de onde a alma veio, para alcançar iluminação e liberdade absoluta.
Isso requer que se separe e liberte o mundo material e os pensamentos para a imersão total na consciência espiritual.
A quarta casa se relaciona com o caminho da devoção ou Bhakti, entrega do coração (abertura do chakra do coração) e sublimação das emoções para Deus e a experiência do amor cósmico.
A 8ª casa relaciona-se com a destruição da ignorância espiritual e purificação de "papas" anteriores ou karmas ruins e o despertar da energia Kundalini, o poder espiritual que traz a capacidade de controlar e ter domínio sobre a mente e conquistar a morte.
A 12ª casa representa a completa entrega do Ego e senso de individualidade a Deus, desapego das posses materiais; é o caminho da renúncia, da reclusão, do monge e da rendição.
• As casas de Kendra
As casas 1, 4, 7 e 10 são as casas Kendra ou "angulares".
Eles representam a força do gráfico e da vida como um todo e dão a capacidade de atingir os objetivos desejados.
Os planetas colocados nessas casas são fortes e têm capacidade de expressar plenamente sua energia.
Os planetas benéficos colocados aqui são muito favoráveis e aumentam a longevidade e o sucesso na vida, enquanto os maléficos podem causar muitas dificuldades.
A 10ª casa é considerada a mais forte e os planetas aqui posicionados tendem a dominar todo o mapa e às vezes podem ser ainda mais predominantes do que o ascendente em seus efeitos na vida e na personalidade.
• As casas trikona
As casas 1, 5 e 9 são as casas triquinas ou trinas.
Eles correspondem às casas do Dharma e são as casas de boa sorte, sucesso, sabedoria e conhecimento.
Os planetas não abrigam prosperidade e os benefícios colocados aqui trazem boa sorte e boas oportunidades na vida devido às boas ações passadas e presentes e ao caráter moral.
• As casas de Upachaya
As casas 3, 6, 11 e 10 são as casas upachaya ou "casas de crescimento"
Planetas colocados nessas casas tendem a crescer e melhorar com o tempo.
Os planetas maléficos colocados aqui (especialmente em 3,6 e 11) são uma grande ajuda para superar todo tipo de dificuldades na vida.
• As casas de Dushtana
As casas 6, 8 e 12 são as casas de dushtana, ou casas de sofrimento e dificuldades.
A 3ª casa também é considerada como um dushtana, mas com um efeito mais suave (o 3º é o 8º do 8º).
Essas casas são adversas para a prosperidade material e bem-estar e os planetas colocados nessas casas e as casas que eles governam tendem a sofrer, serem obstruídas e serem fontes de dor na vida.
As pessoas ou partes do corpo que os planetas colocados nessas casas representam tendem a ser uma fonte de dor.
Se os planetas passeantes forem exaltados ou em casa própria, isso é realmente benéfico e dá a capacidade de suportar ou superar a dor e as dificuldades.
A 6ª casa se relaciona com obstáculos, doenças, acidentes, inimigos e dívidas.
A 8ª casa se relaciona com obstrução, morte, escuridão ou depressão.
A 12ª casa refere-se a perda, separação e finalizações.
Apesar disso, são também casas importantes para o crescimento espiritual e, se forem fortes e bem dispostas, representam a capacidade de praticar o Yoga e libertar-se da dor.
• As casas Panapara
Casas 2,5,8 e 11 são as casas Panapara ou "sucedente".
Essas casas correspondem em significação aos signos fixos, relacionados com estabilidade, preservação, renda e segurança material.
Os planetas colocados nessas casas são considerados moderados em força.
A 8ª casa pode trazer riqueza através de heranças ou vontades, mas também é uma casa de dushtana, capaz de trazer resultados negativos também.
• As casas Apoklima
Casas 3,6,9 e 12 são chamadas de Apoklima ou casas cadentes.
Os planetas colocados nessas casas são considerados fracos ou não muito poderosos.
Essas casas correspondem em significado aos signos duplos.
Entre eles, a 9ª casa é a melhor, uma vez que também é uma casa de dharma e os planetas colocados aqui são fortes e tendem a trazer boa sorte.
A 12ª casa é considerada a mais fraca e os planetas colocados aqui têm dificuldade em expressar sua energia no nível material concreto, mas podem ser bons para o avanço espiritual.
• As casas de Maraka
A 2ª e 7ª casas são chamadas de casas Maraka ou "assassinas" e têm a capacidade de causar morte ou doença.
Geralmente a morte de uma pessoa é durante o Maha Dasha ou Antar dasha e / ou trânsitos de um planeta colocado ou associado a essas casas ou ao governante dessas casas.
O governante da 8ª, 12ª e 3ª casas ou planetas colocados nessas casas também são capazes de causar a morte.